LIGA
GAUCHA DE FUTEBOL AMADOR
REGULAMENTO GERAL - 2017
A presente competição tem como
finalidade o congraçamento de forma amistosa e disciplinar entre as equipes
participantes.
As equipes participantes estarão
sujeitas as normas do presente regulamento, bem como das decisões da comissão
disciplinar da LIGA.
1.DA
FORMA DE DISPUTA
COPA
DE OURO
A competição contara com a
participação de 08(oito) clubes, são eles:
ALVORADA (ALVORADA) – ASSOCIAÇÃO
VILA ELZA (VIAMÃO) – AMERICANO (PORTO ALEGRE)
– CASCAVEL (ALVORADA) – DINAMO (GRAVATAÍ) –
SETE DE OUTUBRO (CANOAS) –
NOVO AVANTE (VIAMÃO) – SUPER V
(PORTO ALEGRE).
Primeira fase:
Todos contra todos em turno
único, classificando-se os 04(quatro) primeiros para as semifinais.
As semifinais serão em partida única (1° X 4°) e (2° X 3°), os vencedores disputam a final e os perdedores o 3° e 4°
lugares.
COPA DE PRATA
A Copa de Prata será disputada
pelos 5°, 6°, 7° e 8° colocados da fase classificatória da Copa de Ouro em
quadrangular de eliminatória simples (5°
X 8°) e (6° X 7°).
O CARNE COM CONFRONTOS, DATAS, HORARIOS
E SEDES será repassado aos clubes por meio de tabela em anexo.
COPA INTEGRAÇÃO
O campeão da Copa Integração será
o clube com maior pontuação na fase classificatória da Copa de Ouro.
1.1. Critérios desempate para duas ou mais equipes
que estiverem com mesmo numero de pontos
-1°) maior numero de vitorias
-2°) saldo de gols
-4°)maior numero de gols pro
-5°)confronto direto (PARA DUAS
EQUIPES).
-6°)sorteio
2. DAS PENALIDADES E PUNIÇÕES
2.1. penalidades de
atletas
2.1.1 o atleta estará eliminado da competição se:
-agredir fisicamente arbitro (s), mesário(s), dirigente(s)
adversário(s), torcedor(es) e/ou membros da LIGA.
-se estiver inscrito por mais de um clube.
-ameaçar ou coagir membros da LIGA.
-receber 03(três) cartões vermelhos durante a competição.
-se for comprovado que o atleta, teve, tem ou venha a ter
vinculo profissional com algum clube de futebol.
2.1.2 o atleta estará suspenso se:
-receber 03(três) cartões amarelos. 01(uma) partida.
-receber cartão vermelho por sequencia de 2° cartão amarelo,
reclamação, jogada violenta, agressão verbal a arbitro(s), mesário(s),
dirigente(s) adversário(s) e/ou membros da LIGA. 01(uma) partida.
-reincidência do item anterior. 02(duas) partidas.
-não assinar a súmula da partida anterior do seu clube.
OBS:
-após o termino da primeira fase os atletas que não
estiverem suspensos por cartões recebidos na ultima rodada, terão seus cartões
zerados, começando a partir de então uma nova sequência.
2.2. penalidades de
dirigentes e/ou membros da comissão técnica.
2.2.1 estará eliminado da competição se:
-agredir fisicamente arbitro (s), mesário(s), dirigente(s)
adversário(s), atleta(s) adversarios e/ou membros da LIGA.
OBS: a eliminação implica em perda de voto dentro da LIGA,
bem como impossibilidade de adentrar ao campo (quando as rodadas forem
realizadas em campos fechados).
2.3 Penalidade de clubes
2.3.1
o clube estará eliminado da competição se:
-se estiver implicado em briga
generalizada com outra equipe durante uma partida.
-atletas, dirigentes e/ou membros
da comissão técnica venham a agredir arbitro(s), mesário(s) e/ou membros da
LIGA.
-não cumprir com as obrigações
financeiras devidas até o prazo estipulado pela LIGA.
-perder 02(duas) partidas por WO.
OBS: WO = 1x0
-não cumprir com o pagamento da
taxa de arbitragem e campo por 02(duas) partidas.
-por algum subterfugio irregular
e/ou de má fé, venha a tentar se beneficiar de algum caso omisso no
regulamento. Neste caso caberá a LIGA analisar e aplicar a punição ao clube.
-para cada cartão vermelho será
cobrada uma multa de R$ 30,00 (trinta
reais) a ser paga na rodada subsequente.
2.3.2 o clube perderá pontos de
uma partida se:
-utilizar atleta não inscrito ou
inscrito irregularmente, suspenso, substituído, eliminado, que venha a ficar
com menos de 07(sete) atletas em campo durante uma partida (ver NOTA 1) e/ou
não cumprir com o pagamento da taxa de arbitragem e campo até o termino da
rodada.
NOTA 1: neste caso os pontos
serão revertidos à equipe adversaria, que o atleta atuou contra, tomando por
base o seguinte critério: se estiver perdendo, o placar se mantem, se estiver
empatando ou ganhando placar 1x0.
2.3.2
o clube será punido com multa financeira caso não
cumpra com sua responsabilidade de organizar a rodada com o mínimo das
exigências da LIGA.
-o valor estipulado para essa
punição será de 2X o valor do campo para a rodada.
3. DAS PARTIDAS
-as partidas serão disputadas em
todas as fases em 02(dois) tempos de 45(quarenta e cinco) minutos com
15(quinze) minutos de intervalo.
-a pontuação seguira o seguinte
critério: vitória 03(três) pontos, empate 01(um) ponto, derrota 00(zero) ponto.
-nas fases eliminatórias as
partidas que terminarem empatadas, deverão definir seus vencedores através da
cobrança de penalidades conforme norma da CBF.
-para o inicio das partidas será
observada uma tolerância de 15(quinze) minutos para a primeira partida da
rodada, as partidas subsequentes não terão tolerância. Após o prazo da tabela
será aplicado WO a equipe que não comparecer.
-não será permitido o inicio da
partida caso uma, ou ambas as equipes estejam com o numero inferior de 07(sete)
atletas assinados em sumula. Neste caso será aplicado WO.
-o horário das partidas será
estipulado pela tabela e deverá constar na súmula.
-após iniciada a partida só
poderá ser suspensa pelo arbitro no caso de: falta de segurança, falta do
numero mínimo de atletas (07 sete), falta de condições climáticas (chuva forte
e luz natural), falta de condições do campo de jogo (encharcado) - OBS: neste
caso seguirão os seguintes critérios: caso a partida tenha transcorrido mais de
70(setenta) minutos prevalece o resultado de campo, caso contrário, a LIGA
determinara nova partida.
OBS: somente a LIGA poderá
cancelar a rodada antes do seu inicio.
-Caberá a LIGA providenciar o
fornecimento de bolas.
NOTA: a responsabilidade de busca
e reposição das bolas em jogo caberá a equipe do atleta que a chutou para fora
do campo. o atleta que vier a utilizar o subterfugio de má fé ( colocar a bola
fora de jogo propositalmente de forma seguida e acintosa a fim de atrasar ou interromper a partida)
deverá ser punido com cartão amarelo e posteriormente se necessário o cartão
vermelho.
-cada equipe poderá realizar até
05(cinco) substituições de atletas durante as partidas (incluindo ou não o
goleiro). O atleta substituido não poderá retornar á partida, caso isso ocorra
á equipe estará sujeita as punições do regulamento.
-O goleiro que iniciar a partida
não poderá ser deslocado para a linha.
4. DAS INSCRIÇÕES DE ATLETAS
-cada equipe poderá inscrever até
25(vinte e cinco) atletas até o dia 24 de Março de 2017.
-a inscrição dos atletas se
confirmara mediante o envio, em formato digital por parte dos clubes, das fotos
atualizadas e dados pessoais (nome, alcunha se houver, data de nascimento e RG)
de cada atleta.
OBS:
-não será permitida a
substituição de atletas após sua inscrição.
-não será permitida a inscrição
de atletas com menos de 16 anos.
-no caso de discordância na
inscrição de algum atleta, este estará suspenso temporariamente até verificação
e regularização da sua situação.
5. DAS SÚMULAS
-Os atletas não deverão assinar a
sumula, deverão somente apresentar a ficha de inscrição.
-somente arbitros, mesários ou
membros da LIGA poderão efetuar anotações na súmula.
OBS: protestos de alguma ordem
dos clubes deverão ser formalizados em documento separado e anexado a súmula.
-a súmula será o documento oficial
da partida, através dela e com base no seu conteúdo a LIGA ira proceder
qualquer tipo de ato de julgamento ou punição aos clubes.
-os atletas só poderão se
apresentar para entrega da ficha de inscrição estando devidamente fardados
conforme descrito no item 11 do presente regulamento.
6. DOS JULGAMENTOS
-todo julgamento necessário para
definir casos divergentes ou punitivos será realizado pela comissão da LIGA. Os
protestos deverão ser formalizados e enviados até 72(setenta e duas) horas após
a partida ao diretor disciplinar da LIGA que providenciara a data para
julgamento da questão.
-da decisão final da LIGA não
caberão recursos e/ou apelações.
-a comissão julgadora da LIGA
deverá ser composta por 01(um) representante de clubes diferentes, sendo que o numero
deva ser ímpar.
OBS: CUMPRE ESCLARECER QUE A COMISSÃO JULGADORA DA LIGA ESTA PROIBIDA
DE ALTERAR ITENS DO REGULAMENTO, OS CASOS A SEREM JULGADOS, SERÃO DE ORDEM
OMISSA.
7. DAS SEDES
-cada rodada será realizada em
uma única sede com todas as partidas sendo disputadas na mesma data.
OBS: a definição das sedes será
definida em comum acordo entre os clubes, onde cada um poderá apresentar a sede
que deseja, desde que esta ofereça as condições mínimas exigidas pelo
regulamento.
-caberá ao(s) clube(s)
mandante(s) a responsabilidade de organizar(em) obedecendo os seguintes
quesitos mínimos:
1)campo devidamente marcado
(áreas, meio campo e laterais) e gramado cortado com bandeiras nos pontos de
escanteio.
OBS: o mesário não ficara
responsável pela coleta das bolas que estiverem em jogo, isso caberá aos clubes
atuantes na partida.
3)vestiarios limpos e com agua.
4)deverá ser executada ação
protocolar de entrada em campo das equipes com arbitragem seguindo-se cumprimentos
entre atletas e arbitros em todos os jogos.
5)execução de fotos das equipes.
6)enviar material para o diretor
de Mídia da LIGA.
7)recolher as taxas de arbitragem
e campo dos clubes.
-para as fases eliminatórias
(inclusive as finais)os campos deverão ser fechados e a portão de acesso ao
campo deverá ser cadeado.
-as finais deverão ser realizadas
em campo TOTALMENTE NEUTRO e será organizada pela LIGA.
OBS: nas fases eliminatórias e
finais só será permitida o ingresso dentro de campo de 01(um) dirigente,
comissão técnica com no máximo 03 integrantes e atletas inscritos.
8. DA ARBITRAGEM
-as partidas deverão ser
dirigidas por um arbitro principal e dois assistentes (bandeiras).
-os árbitros deverão ser escalados
pelo diretor de arbitragem e não serão aceitos restrições e/ou vetos por parte
dos clubes.
-somente o arbitro poderá exigir
a troca de fardamento visando a melhor visualização. OBS: caso haja essa necessidade
o arbitro devera efetuar um sorteio para indicar qual a equipe que deva efetuar
a troca.
-não serão aceitas reclamações com
relação a erros de direito de arbitragem.
9. DAS PREMIAÇÕES
COPA DE OURO
CAMPEÃO: TROFEU + MEDALHAS
VICE: TROFEU + MEDALHAS
3° TROFEU + MEDALHAS
4° TROFEU
GOLEADOR: TROFEU
GOLERO MENOS VAZADO (vale a média por partida): TROFEU
COPA DE PRATA
CAMPEÃO: TROFEU
VICE: TROFEU
3° PLACA DOURADA
4° PLACA PRATEADA
COPA INTEGRAÇÃO
CAMPEÃO: TROFEU
VICE: TROFEU
10. DAS TAXAS DE INSCRIÇÕES, ARBITRAGEM E CAMPO.
-A SEREM DEFINIDAS POSTERIORMENTE
ENTRE OS CLUBES.
11. DAS CONDIÇÕES GERAIS
-cada clube deverá apresentar seus
atletas devidamente fardados, incluindo: camisas do mesmo terno com numeração,
calções da mesma cor, meia longa, da mesma cor e chuteiras para campo ou
soçaite.
-não será permitido o uso de:
tênis, meia curta, calções ou bermudas de passeio.
LUIZ
DEMÉTRIUS CARDILLO
(Associação
Vila Elza)
Presidente
Liga Gaúcha
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